Sesc Avenida Paulista: o mais novo mirante de São Paulo

A grandiosidade de São Paulo pode ser admirada de vários pontos altos espalhados pela cidade. O mais recente mirante inaugurado, o mirante Sesc Paulista, possui, contudo, características únicas que já o transformaram em ponto turístico desde sua inauguração.
O mirante possui localização privilegiada por estar situado na Avenida Paulista, conhecida como a mais paulista das avenidas e também por esta ser a região mais alta da cidade, o que permite observar o horizonte com a sensação de altura maior que os18 andares do prédio onde está situado o mirante. Os maiores detalhes da vista do mirante do Sesc Avenida Paulista ficam por conta da própria avenida, imponente de dia ou à noite, com grande movimento de trabalhadores em meios de transporte ou a pé e a controversa faixa central vermelha, a ciclovia. Essa mesma avenida se transforma aos domingos e feriados nacionais, quando, por decreto municipal de 2016 passou a ficar restrita a veículos das 10 às 19 horas sendo aberta como espaço de lazer e cultura e até comércio de artesanato. Cartão-postal de São Paulo, a avenida se destaca pelo dinamismo e diversidade.

A vista do mirante do Sesc Avenida Paulista desperta curiosidade sobre a Avenida. A Avenida Paulista foi criada no final do século XIX e, mais precisamente teve sua inauguração oficial em 8 e dezembro 1891. A necessidade dos paulistanos mais abastados de expandir novas áreas residenciais longe do núcleo central e agitado da cidade foi o estímulo para sua abertura e foi a primeira via pública asfaltada de São Paulo, utilizando material importado da Alemanha. Os casarões e palacetes foram então sendo construídos transformando-a em avenida estritamente residencial até a década de 1950 restando agora pouquíssimos resquícios da arquitetura dessa época.
O grande crescimento e desenvolvimento da cidade levaram as residências para pontos mais distantes e a Avenida Paulista atraiu então grandes empresas de modo geral. Os altos prédios que podem ser vistos agora através do Mirante do Sesc são em sua maioria comerciais mas também residenciais. O detalhe é que a Avenida Paulista possui o maior número de antenas de empresas de telecomunicações da cidade devido à elevada localização do terreno, que pode ser percebida a partir do mirante.

Visitação ao mirante do Sesc: 12 dicas para aproveitar ao máximo

1. O mirante pode ser visitado independentemente dos demais andares do prédio.
2. É comum haver filas para entrar no prédio do Sesc Avenida Paulista, mas nem todas as pessoas irão ao mirante. Não desanime e aguarde na fila porque o acesso ao prédio e aos elevadores é rápido. Aos finais de semana quem visita o mirante recebe um adesivo de identificação.
3. São 17 andares de muita cultura, tecnologia, arte e lazer, que podem ser visitados. Seis modernos elevadores servem os andares do prédio e são identificados pelas letras de “A” a “F”. A dica é que o elevador “A” leva direto até o 17º andar, no mirante. A descida ao térreo sem paradas nos demais andares também ocorre apenas pelo elevador “A”.
4. Os elevadores não têm ascensoristas e possuem sinalização luminosa e em Braile. Embora modernos, não parecem ter sua inteligência programada adequadamente gerando inquietação nos freqüentadores pela demora e superlotação. Não esqueça, use o elevador “A” e desça pelas escadas se quiser acessar outros andares.
5. Não espere grandes orientações de funcionários. Provavelmente saberá sobre o prédio através de outros visitantes. Com exceção dos funcionários apenas dos caixas do café e comedoria, os demais, quando encontrados, trabalham de mau humor e são desatenciosos, para dizer o mínimo. Isso inclui as funcionárias da faxina.
6. No 16º andar está a Comedoria, que já possui uma boa vista da cidade através de sua parte externa envidraçada.
7. No 17º andar está o observatório em toda sua magnitude e esse é o último andar servido pelos elevadores. Nele está o café-terraço, com proposta diferenciada de comidas e bebidas e vista privilegiada. O mirante não abrange 360º de visão, mas é amplo e fabuloso.
8. O prédio tem 18 andares e uma escadaria estreita e única dá acesso ao topo do mirante. Para quem observa o prédio de frente a partir da Avenida Paulista, o mirante é aquela parte toda envidraçada que parece saltar para fora da fachada lateral direita.
9. O prédio possui elevador acessível até o mirante.
10. A entrada é franca e a permanência indeterminada.
11. Leve máquina fotográfica ou o seu celular. As fotos serão irresistíveis e os vidros limpos não atrapalham significantemente.
12. Admire cada detalhe principalmente da Avenida Paulista e aproveite para recordar sua história e significado para São Paulo.

Quem é o Sesc Paulista?

O Sesc (Serviço Social do Comércio) é uma instituição privada brasileira mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo e voltada para o bem-estar social dos seus empregados e familiares. Atua nas áreas de educação, saúde, assistência, lazer e cultura, sendo aberto à comunidade em geral.
O Sesc foi criado em 1946 e teve sua primeira unidade inaugurada em 3 de outubro desse ano, no Rio de Janeiro. A unidade era destinada à assistência à maternidade, infância e combate à tuberculose.
Nos anos 40 o Sesc acompanhava o desenvolvimento da industrialização e a urbanização sendo abertos os primeiros centros de atividade do Sesc na década de 50. Nos anos 60 reforçava sua atuação nas atividades de educação, nutrição e odontologia, principalmente nas cidades do interior. Na década seguinte o Sesc observou que nos grandes centros a demanda da população era por lazer criando então ginásios, piscinas e quadras esportivas, inaugurando também hotéis e estâncias pelo país. Historicamente foi a partir da década de 80 que o Sesc investiu em ações culturais com opções para as várias idades. Na década de 90, o Sesc continuou a investir prioritariamente em educação para crianças e na cultura e recreação para idosos investindo também no campo de saúde, em especial a odontologia. Por fim é destacado no site do Sesc que a partir dos anos 2000 foi implementada uma rede nacional de combate à fome e ao desperdício com parcerias com o comércio e a indústria alimentícia. Foram instaladas mais bibliotecas em todo o país além de unidades móveis e investido em novos focos de trabalho da instituição, com ginásios, lanchonete, piscina e teatro, refletindo o conceito do lazer como forma de desenvolvimento e educação. Seguindo toda essa história é que está inserido o edifício do Sesc Avenida Paulista e seu mirante.

Sesc Avenida Paulista: o edifício

O edifício onde está localizado o mirante foi construído nos anos 1970 e adquirido pelo Sesc em 1975 em pleno processo de verticalização da Avenida Paulista para ser sede da Administração Regional no Estado de São Paulo. Foram instalados escritórios, mas também galeria de arte e um auditório e o local foi incorporando algumas atividades como seminários e apresentações musicais. Em 2005 a Administração foi transferida para o bairro do Belenzinho e durante cinco anos o edifício funcionou em caráter provisório quando, em 2010 teve início uma moderna reforma que foi concluída após oito anos. A reinauguração dessa unidade do Sesc em 29 de abril de 2018 entregou à cidade de São Paulo um dos mirantes em topo de prédio mais bem localizados e com uma das mais belas paisagens da capital.
A reforma abrangeu desde medidas de segurança, tecnologia até adaptação de espaços para poder receber um público estimado em 18 mil pessoas por semana. O arquiteto responsável pelo projeto foi Gianfranco Vannucchi. O prédio de 17 andares e seu mirante no equivalente 18º andar tem a fachada principal cinza com aberturas semelhantes a rasgos geométricos projetada para permitir olhares diferentes da Avenida Paulista sem, contudo, destoar da arquitetura das construções tradicionais da avenida.
O prédio foi reestruturado para ser um prédio sustentável. Possui jardineiras e hortas espalhadas pelos andares, a chuva é tratada e utilizada na irrigação dos jardins e banheiros, placas solares estão instaladas na cobertura, escadas rolantes e elevadores aproveitam a energia potencial armazenada e a transformam em elétrica limpa e reutilizável.Os vidros do prédio são protegidos contra os raios UV de forma a controlar o calor interno e auxiliar na economia de energia elétrica e ainda, cadeiras e carros elétricos podem ser recarregados na Unidade em seus pontos de recarga.
Os espaços no interior do prédio servem a funções como práticas esportivas e corporais, clínica odontológica, biblioteca, exposições artísticas, espaço para convivência e manifestações culturais, trabalho social com idosos, espaço lúdico infantil, teatro e comedoria e são voltados à acessibilidade para pessoas com deficiência visual e de locomoção. No térreo há uma praça multiuso, que pode ser moldável.

O mirante não só é o mais novo de São Paulo pela inauguração recente como também por ter sua construção concluída em 2018, pois ele não existia antes da reforma do prédio.

Endereço:

Avenida Paulista, 119 – Paraíso. Telefone: (11) 3224-8638

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *