Arte ao ar livre no Jardim das Esculturas. Admirando todas as obras.

O Jardim das Esculturas é um jardim de 6 mil metros quadrados ao ar livre localizado no Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. Foi projetado pelo paisagista brasileiro Burle Marx para receber obras do Museu de Arte Moderna (MAM) tendo sido inaugurado em 1993.

O Jardim das Esculturas abriga atualmente uma exposição permanente de 30 esculturas produzidas no Brasil durante a segunda metade do século XX.

O local tem uma localização especial, pois são obras de artes entre outras obras de arte, como a Oca, o pavilhão da Bienal (ambos do arquiteto Oscar Niemeyer) e o próprio MAM (cuja estrutura atual foi concebida pela não menos famosa Lina Bo Bardi). O chão forrado por pequenas pedras, argila expandida ou areia dificulta a circulação de bicicletas e similares e propicia uma sensação tátil muito agradável. Uma visita ao local pode durar horas, pois é possível interagir com algumas obras, explorando-as como a “Craca” ou sentando-se ao sol e realizando atividades como leitura ou música em esculturas como a “Sectiones mundi”. As obras são cercadas de vegetação e à noite são destacadas por iluminação própria.

O detalhe deste post é que vocês encontrarão a descrição e imagem de cada escultura do Jardim e poderão escolher suas prediletas. Agora as fotos, na ordem numérica que as identifica.

Todo o acervo pertence à coleção do MAM, com exceção da escultura “A Caçadora”, que pertence à Prefeitura de São Paulo. Nas fotos está apontado o doador das obras. Onde nada conta, as obras foram doadas pelo próprio autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *